<h2>Transcrição do episódio:</h2>
<p>Quantas cientistas mulheres você conhece? Apesar de ser um pouco mais da metade da população mundial, segundo a Unesco, as mulheres representam só um terço dos pesquisadores em todo mundo. No Brasil, na última década, mesmo sendo minoria, as mulheres produzirem quase metade dos artigos científicos publicados.</p>
<p>O Prêmio Nobel foi concedido pela primeira vez em 1901. Nesses 118 anos de história, se a gente considerar só as categorias científicas, dos quase 800 prêmios concedidos apenas 21, ou seja só 3%, foram dados a mulheres. Isso significa que, em média, a cada 5 anos só uma mulher recebe o Prêmio Nobel.</p>
<p>Porque somos tão poucas? Como é ser mulher na Ciência?</p>
<h3>#SerMulherNaCienciaEh:</h3>
<p>É trabalhar pelo menos o dobro para obter menos reconhecimento.</p>
<p>É ser julgada pela sua aparência e não pelo seu trabalho.</p>
<p>É ouvir da banca de um concurso público que nenhuma das candidatas estava apta para o cargo.</p>
<p>Ser questionada sobre seus métodos ou condutas constantemente e ver colegas do sexo masculino progredindo sem os mesmos questionamentos.</p>
<p>Ouvir que sou muito ambiciosa e que preciso me controlar.</p>
<p>Ser Resistência; é provar que não existe diferença de capacidade intelectual entre nós e eles e lutar para abrir espaço para outras meninas, mostrando de uma vez por todas que mulher pode ser o que quiser, inclusive cientista.</p>
<p>Lutar por espaços e visibilidade para todas as mulheres na ciência.</p>
<p>Saímos do laboratório e estamos no ar!</p>
<p><strong>Esse é o podcast Um Nobel Pra Uma Mina, do site Mulheres na Ciência.</strong></p>

1N1M: Um Nobel Pra Uma Mina

mulheresnaciencia.com.br

Piloto - Apresentação

NOV 26, 20191 MIN
1N1M: Um Nobel Pra Uma Mina

Piloto - Apresentação

NOV 26, 20191 MIN

Description

<h2>Transcrição do episódio:</h2> <p>Quantas cientistas mulheres você conhece? Apesar de ser um pouco mais da metade da população mundial, segundo a Unesco, as mulheres representam só um terço dos pesquisadores em todo mundo. No Brasil, na última década, mesmo sendo minoria, as mulheres produzirem quase metade dos artigos científicos publicados.</p> <p>O Prêmio Nobel foi concedido pela primeira vez em 1901. Nesses 118 anos de história, se a gente considerar só as categorias científicas, dos quase 800 prêmios concedidos apenas 21, ou seja só 3%, foram dados a mulheres. Isso significa que, em média, a cada 5 anos só uma mulher recebe o Prêmio Nobel.</p> <p>Porque somos tão poucas? Como é ser mulher na Ciência?</p> <h3>#SerMulherNaCienciaEh:</h3> <p>É trabalhar pelo menos o dobro para obter menos reconhecimento.</p> <p>É ser julgada pela sua aparência e não pelo seu trabalho.</p> <p>É ouvir da banca de um concurso público que nenhuma das candidatas estava apta para o cargo.</p> <p>Ser questionada sobre seus métodos ou condutas constantemente e ver colegas do sexo masculino progredindo sem os mesmos questionamentos.</p> <p>Ouvir que sou muito ambiciosa e que preciso me controlar.</p> <p>Ser Resistência; é provar que não existe diferença de capacidade intelectual entre nós e eles e lutar para abrir espaço para outras meninas, mostrando de uma vez por todas que mulher pode ser o que quiser, inclusive cientista.</p> <p>Lutar por espaços e visibilidade para todas as mulheres na ciência.</p> <p>Saímos do laboratório e estamos no ar!</p> <p><strong>Esse é o podcast Um Nobel Pra Uma Mina, do site Mulheres na Ciência.</strong></p>